Sinopse

 Boom... E A HUMANIDADE ACORDOU.

de Lucas Pinto e Matheus Rodrigues

 

O ser humano, com certeza, em várias etapas de sua vida na terra, sempre esteve à procura de desvendar o mundo em que vive ou viveu. Por essa razão, de descoberta em descoberta, os aqui chamados de “BOOM” foram acontecendo e a cada um deles, a humanidade acordava para novos tempos, novas vertentes.

Iniciamos pela descoberta do fogo, que com certeza foi o primeiro grande “BOOM”, o grande impacto a ser pioneiramente mencionado. Com o tempo, percebeu-se a existência de animais que puderam ser domesticados e também utilizados na terra através do preparo dos até então “elementos” que se descobriram com a chamada agricultura. Arando a terra o homem descobre que existem sob a mesma, alguns minerais que derretiam ao ser aquecido - denominando a idade dos metais e dando origem a um grande “BOOM” que influenciaria e muito a história da humanidade, principalmente nas guerras.

Adiante, a invenção da escrita proporcionou um grande salto na evolução da humanidade, pois, foi através dela que surgiu a vida cultural, a literatura e também pudemos perceber a evolução das religiões. Surgem então, os primeiros grandes pensadores que comandam a primeira grande revolução filosófica. Por serem esses pensadores considerados grandes filósofos, médicos ou matemáticos, a ciência era monopólio da classe alta e o povo não tinha acesso a elas. Na verdade as ciências ficavam sob o poder dos sacerdotes. Nessa época aconteceram as primeiras observações astronômicas e o inicio da medicina. As necessidades de medir a terra e chegar a contabilidade comercial e tributária levaram ao desenvolvimento da matemática, da geometria e a aritmética, os antigos gregos foram responsáveis a desenvolver as bases da Álgebra.

Logo a frente,também se observou que poderiam aproveitar-se dos ventos para conquistarem os mares antes nunca navegados, dando-se por iniciadas as primeiras embarcações a vela.

O código de Hamurabi conhecida como a primeira legislação, pode ser considerado um grande “BOOM” pois suas regras eram bem ríspidas tendo como regra principal o famoso termo “Olho por olho, dente por dente”. Estima-se que ele tenha sido escrito em 1700 a.C.

Podemos entender que a descoberta do fogo, a idade dos metais e a invenção da escrita foram os “BOOMS” mais importantes do inicio dos tempos sem contar é claro, com os grandes confrontos armados das antigas civilizações que acabavam por criar intercâmbios ou absorções dos hábitos e costumes dos povos conquistados. Isso sem contar é claro do grande acontecimento que foi Jesus Cristo, que acreditado ou não, revolucionou a história da humanidade.

A partir do ano 1000, poderemos observar vários acontecimentos que foram verdadeiros “BOOMS” que modificaram a evolução da humanidade. Descrevendo em cronologia iniciamos na fundação da primeira universidade do mundo, em Bolonha, na Itália. A criação da instituição dá à Europa, o impulso intelectual que desembocaria no Renascimento no século XIV, e na Revolução Científica, entre os séculos VXI e XVII; anos depois um matemático italiano Leonardo Fibonacci (c.1170-1240) troca os incômodos algarismos romanos pelos arábicos. A facilidade que isso trouxe para os cálculos resultaria no avanço da álgebra e, por conseqüência, da tecnologia.

Os problemas de visão forçam o inglês Roger Bacon (c. 1220-c. 1292) construir as primeiras lentes de cristal para corrigir distorções de sua visão demorando mais 100 anos para se tornar prática e em 1784, o americano Benjamin Franklin inventaria os óculos bifocais.

Em 1269 as formas de se localizar impulsionaram o engenheiro francês Petrus Peregrinus de Maricourt a descrever pela primeira vez uma bússola em que uma agulha imantada bóia sobre um líquido. Apesar de já ser conhecida dos chineses há séculos, a bússola só passa a ser construída a partir dessa descrição. Com efeito, desde o início da civilização, o homem usou a água, a areia ou o Sol para marcar as horas até a criação do relógio mecânico, que marca as horas mesmo à noite, assim a instalação do relógio mecânico na Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra, marca uma nova era na contagem do tempo.

Na parte marítima, as caravelas, de invenção portuguesa abriram os caminhos para as Índias e trouxeram os europeus à America. Logo em seguida a imprensa com tipos móveis se originou na China, mas foi o alemão Johannes Gutenberg quem criou os tipos fundidos em metal e a tinta que aderia ao papel, tratando de difundir a evolução midiática. Naquele ano, ele imprimiu a "Bíblia", em latim, em Mainz, na Alemanha. Foi também na Alemanha que se criou a primeira representação do planeta respeitando sua forma real. Como a América só seria descoberta naquele ano, faltou ali o novo continente. Com isso os estudos de astrologia avançam e em 1543 Copernico, publica a idéia que a Terra gira em torno do Sol dando novo rumo às ciências naturais.

Falando em Mineralogia, em 1566 o alemão Georgius Agricola (1494 - 1555), discorre sobre os diferentes metais e suas propriedades enquanto em 1589 é construído o primeiro moinho de vento para a utilização na agricultura, onde a obra levou mais gente a construir moinhos. Na ciência, o físico inglês Robert Hooke (1635 - 1702) publica os primeiros desenhos de células observadas ao microscópio, disparando as pesquisa sobre as unidades fundamentais da vida e logo em seguida um holandês aperfeiçoa um instrumento de aumento e o denomina de microscópio, passando a empregá-lo sistematicamente no estudo da biologia, publicando a primeira descrição de uma bactéria.

Na mesma linha, ao estudar os raios, o político e cientista americano Benjamim Frankin, propõe a existência de dois tipos de eletricidade, a positiva e a negativa - o que hoje se chama carga. A descoberta resulta no pára-raios. Em 1777, o francês Antoine-Laurent Lavoisier lança os fundamentos da química orgânica ao estudar como os átomos de oxigênio se combinam com outros para formar moléculas importantes para a vida terrestre. É dele a frase "Na natureza, nada se cria, nada se destrói; tudo se transforma".

Considerado um dos maiores “BOOMS” da humanidade, o primeiro a sonhar com o computador foi o matemático inglês Charles Babbage (1791 - 1871). Ele projeta um equipamento que receberia instruções por meio de cartões perfurados e guardaria os resultados das operações numa memória - A máquina jamais foi construída. Outra descoberta importantíssima foi à fotografia que mudou a compreensão da História, a ciência e os costumes gerais. Na época ela era registrada através de uma câmera com filme de rolo, era a primeira Kodak.

Em 1842 temos pela primeira vez o uso da anestesia em cirurgias, era usado o Éter como anestésico geral, e em 1865, Mendel cria a idéia de GENE, ao estudar diferentes tipos de ervilhas que eram oriundas de diferentes cruzamentos. Anos depois é criada a tabela periódica, que organizava os elementos químicos de acordo com suas propriedades, peso, densidade e capacidade de interação.

Graham Bell, no ano de 1876 inventa um jeito de transmitir a voz a distancia e transformá-la em sinais elétricos, surgia o telefone. Três anos depois aparece um compartimento de vidro com um filamento de carbono incandescente em que se deu o nome de lâmpada. Com a evolução do microscópio ficou mais evidente a idéia de micróbios causadores de doença, assim o Frances Louis Pasteur começa a descoberta de vacinas como a contra o Antraz e a raiva, alem de inventar o método de esterilização conhecido até hoje como pasteurização.

Em 1888 ocorrem as primeiras fabricações de garrafas de plástico e também o uso de descargas elétricas para produzir as primeiras ondas de rádio, tornando possível a invenção de novos meios de comunicação, como o telégrafo sem fio, o rádio e a televisão. Logo depois é exibido, em Paris, o filme "A saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière". A projeção de imagens em movimento foi idéia que ficou conhecida como CINEMA.

Sem sombra de duvidas, outro fato marcante foi a descoberta do Raio X, essa que se deu quando descobriram raios que atravessavam objetos e deixavam impressões em chapas fotográficas. Na época foi pensado erroneamente, que eles não tinham nada a ver com a luz. Por isso foram chamados de um tipo "x" de raios. Enquanto isso já nos anos 1900 o conde alemão Ferdinand Von Zeppelin (1838 - 1917) lança o primeiro dirigível de estrutura de metal e cheio de hidrogênio. Os Zepelins, muito populares até fins da década de 30, inauguram a era dos transportes aéreos que foi seguido em 1903 por um avião primitivo que foi lançado de uma rampa e mantido no ar por 59 segundos, aperfeiçoado em 1906 por um brasileiro chamado Santos Dumont que fez um artefato motorizado sem a ajuda de rampas e três anos depois construía o Demoiselle, protótipo dos aviões modernos.

As leis da Física estabelecidas por Isaac Newton sofrem um sério golpe na virada do século, quando o alemão Albert Einstein publica sua teoria da relatividade, afirmando que o tempo não é uma grandeza absoluta, ela é relativa, ou seja, varia conforme o ponto de vista do observador. E em 1907, ao estudar como as características das moscas-das-frutas (drosófilas) são passadas a seus descendentes, o geneticista americano Thomas Hunt Morgan (1866 - 1945) percebe que os caracteres são gravados em pedaços de cromossomos. Alguns anos depois, esses pedaços seriam batizados de genes enquanto em 1908, algo que revolucionou o meio de transporte aconteceu, o industrial americano Henry Ford inicia a construção do Modelo T, movido por um motor de quatro cilindros, pondo em prática as técnicas de produção em grandes linhas de montagem. Além de tornar o carro um bem acessível à classe média, Ford molda todo o processo industrial no século XX.

Na área das doenças, em um dos trabalhos mais completos da história da medicina, o brasileiro Carlos Chagas descreve a doença trazida pelo inseto chamado barbeiro, seu agente causador e como ele invade o organismo da vítima. Logo depois Alexander Fleming descobre a penicilina, quando a humanidade era vítima fácil dos micróbios. Hoje, conhecemos um monte de antibióticos e outro tanto de bactérias resistentes a eles.

Nesse período, surge uma teoria em as galáxias se afastam uma das outras. Isso sugere que, um dia, elas estiveram todas agrupadas. É a chave para a chamada teoria do Big Bang, segundo a qual o Universo teve origem na explosão de um ponto ínfimo, que condensava toda a matéria existente.

Já em 1935 uma equipe de pesquisadores cria o primeiro radar. Embora seja um instrumento de guerra, o radar é fundamental para a navegação, seja por terra, por mar ou por ar e hoje em dia um método de controle urbano.

O tempo foi passando e a tecnologia foi permitindo um avanço cada vez mais rápido, em 1942 tivemos a primeira reação nuclear controlada, nos Estados Unidos. Enfim, depois de muitos projetos que não saíram do papel é construído o Eniac, o primeiro computador (sigla em inglês para integrador e computador numérico eletrônico), com 18 000 válvulas, 1,5 metro de altura e 24 metros de comprimento. Na mesma linha, surge à televisão e o transistor sem o qual não haveria computadores pessoais, telefones celulares, ignição eletrônica nos carros nem relógios de pulso elétricos.

Entrando na década de 50 em diante os estudos se aperfeiçoam e é descoberta a estrutura do DNA e logo depois temos o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1 e um mês depois o Sputnik 2 que levou ao espaço a cadela Laika, estava lançada também a corrida espacial entre a extinta URSS e os EUA.

Em 1967, um marco na Medicina, realizou-se o primeiro transplante de coração com sucesso. Ele impede que o organismo do paciente rejeite o novo órgão driblando o sistema imunológico por meio de drogas que reprimem a defesa do corpo contra invasores.

Em 1969, Neil Armstrong fica conhecido como o primeiro homem a pisar na Lua e deixa a sua pegada humana no local no maior satélite da Terra. No mesmo ano, militares americanos criam um sistema de comunicação por computador com o objetivo de descentralizar a rede de defesa dos Estados Unidos, o Arpanet, hoje conhecida como internet pluga milhões de cidadãos do mundo inteiro e permite inclusive a realização do nosso CARNAVAL VIRTUAL. A evolução foi necessária e com isso, em 1977, o computador passa a dar espaço aos microcomputadores, inaugurando a era dos computadores domésticos. Seguindo a era evolutiva em 1981 os americanos lançam a primeira nave espacial parcialmente reutilizável, era o Columbia que permaneceu no espaço por 2 dias e 8 horas, hoje os astronautas conseguem passar ate 15 dias realizando missões espaciais.

Por fim, a clonagem da ovelha Dolly, realizada em 1997 foi o marco da ciência moderna, um embiologista escocês chamado Ian Wilmut, pega uma célula de ovelha e através dela constrói um animal idêntico ao original, O feito suscitou grande debate ético, mas também, grande esperança na produção de novos medicamentos.

Sem sombra de dúvidas acreditamos que tenham sido esses os maiores booms acontecidos até hoje. Muito embora possa estar acontecendo um novo boom capaz de fazer NOVAMENTE, a humanidade acordar. Ou dormir para sempre, infelizmente... ninguém poderá saber o que será esta nova explosão, nem de que forma poderá acontecer...Temos que seguir as emoções e saber como aproveitar o dia nos dado, pois, enquanto algumas pessoas pensam em viver, outras se preocupam em sobreviver

                            

BOOM

Pesquisar no site

G.R.E.S.V. Camisa 10